Imagem de um homem grisalho sorrindo administrando pelo computador - Gestão de Condomínios

Gestão de Condomínios – Síndico e suas responsabilidade

Gestão de Condomínios – Conhecendo o Ambiente

Quando falamos de imóveis, administração de imóveis, Gestão de Condomínios, estamos falando de moradia, qualidade de vida, projeto de vida, investimento, relacionamento, sustentabilidade, natureza, leis, direitos e obrigações, economia, engenharia, arquitetura etc. Portanto não há como você falar de imóveis sem reconhecer essa dimensão, esse imenso arco de atividades que interagem e se complementam, formando o imenso ecosistema imobiliário. É nesse ambiente que o síndico atua ao administrar um condomínio, nessa realidade multifacetada da administração de imóveis.

A administração de um condomínio, exige de quem vai se colocar para a condição de síndico de algumas características pessoais, técnicas e a necessidade de conhecer o ambiente em que vai atuar.

O síndico que busca fazer uma boa gestão deve entender a natureza condominial, como :

  1. reconhecer que apesar da condição de síndico que ocupa e ser o responsável ativo e passivo pelo condomínio, ele não é o “dono “ do prédio, pois o mesmo tem vários proprietários, “ sócios”, vários “donos” e que para uma boa administração , o Síndico deve ter capacidade para ouvir, negociar, buscar a convergência, criar maiorias e solucionar conflitos, ele deve ser parte da solução e não do problema, ou seja , ter essa habilidade é fundamental para uma boa gestão, pois você estará lidando com uma comunidade;
  2. saber que a realidade condominial é potencialmente explosiva e conflituosa, entender esse ambiente é necessário. Por exemplo, em uma Assembleia estão presentes os “sócios”, os proprietários do prédio, que por si só apresentam um grau de independência com relação ao Síndico e a cada um dos condôminos presentes na reunião muito grande e que dificilmente você encontrará em outro lugar, seja no trabalho, no ambiente comercial ou familiar, a verticalidade nesses ambientes é maior. Na Gestão de Condomínios a realidade é mais horizontal e portanto saber conduzir a reunião, colocando as questões de forma clara, transparente, inclusiva, reflexiva é fundamental, pois serão tratados temas espinhosos, como aumento de condomínio, obras emergenciais, obras de melhoria e temas que envolvem dinheiro e cada proprietário vive sua realidade financeira e que não raro difere muito entre os condôminos. Também serão tratados temas domésticos, como: o morador que fala alto durante a noite ou que dá festas até a madrugada, problema com funcionários, obras fora do horário permitido, conflito entre os moradores. Enfim, um ambiente de equilíbrio frágil e que uma demanda mal formulada, uma abordagem equivocada, pode gerar um ambiente adverso.
    Por isso, é importante para ser Síndico que seja uma pessoa com habilidades para buscar o entendimento e o interesse comum e ter capacidade de se mover nesse ambiente. Nesse sentido a comunicação é fundamental no processo de garantir que as informações importantes sejam compartilhadas e recebidas por todos.

Outro aspecto é a necessidade de um conhecimento técnico mínimo para uma boa gestão. Conhecer sobre área trabalhista e recursos humanos, uma questão sensível na maioria dos condomínios em função dos valores envolvidos é importante. Conhecimento jurídico, pois não raro as questões tratadas fazem fronteira com a Lei e a legislação condominial e se há um bom conhecimento, uma série de problemas podem ser eliminados na raiz. Conhecer as obrigações legais também é fundamental como as vistorias prediais obrigatórias, do Gás , Corpo de Bombeiro , Seguros , conhecer a Convenção , conhecer contabilidade e etc. É esse conjunto de habilidades e conhecimento que vai permitir o administrador do condomínio, o Síndico, a manter o prédio em pleno funcionamento , tornando um local bom para se morar e viver.

 



Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Ao clicar o «SIGN UP» button você está ciente e aceita a Terms of Use e Privacy Policy
Powered by Estatik