Cenários para 2023 – Opinião

O grau de incertezas que o cenário econômico e politico apresenta, torna qualquer previsão um ato de coragem e não estamos falando apenas da perspectiva brasileira, mas do palco Mundial também, aonde atores ( Putin – Presidente da Russia) e novos roteiros EUA – CHINA impõe variáveis difíceis de avaliar com precisão e que afetam o mundo todo.

Mas enfim, estamos na pista e teremos que atravessar essa estrada – BR 2023, uma estrada longa, com algumas curvas perigosas, sem sinalização e trechos sem pavimentação, mas é a única estrada que temos e portanto, vamos em frente.

No cenário internacional, podemos destacar a Guerra Na Ucrânia e o recrudescimento da pandemia da COVID19 na China. Essas duas variáveis deverão definir no curto prazo o rumo que a economia mundial irá seguir em 2023. Com relação a guerra, caso até fevereiro as partes não consigam chegar a termos mínimos para estabelecer um processo de Paz, a possibilidade de uma nova ofensiva Russa é bem provável, piorando a realidade europeia que já apresenta sinais de recessão para esse inverno. A perspectiva de crescimento na Europa é de 0,5% no próximo ano , caso a Guerra ganhe escala a deterioração do ambiente econômico vai aumentar.

Na china, a pandemia da COVID19 aumentou, tendo em vista a mudança na forma de enfrentar a doença, saindo dos “lockdowns” radicais para um “liberou geral”. A China já não vinha suportando o combate a pandemia com lockdowns frequentes, paralisando a atividade econômica, paralisando as cidades com as consequências socioeconômicas graves, para o País e para o Mundo, tendo em vista que a China é matriz nas cadeias produtivas e sua paralização tem impactos severos no mundo todo. Como a China vai enfrentar essa situação com baixo nível de vacinação na população e com vacinas nacionais com grau de eficiência baixo é uma incógnita.

Nos EUA , outra locomotiva Mundial, a perspectiva é de um crescimento de 1% em 2023 com a possibilidade de uma recessão no primeiro semestre. Os EUA e a Europa enfrentam um processo inflacionário alto para os seus padrões e os bancos Centrais do EUA, Europa e Inglaterra, vem subindo a taxa de juros .

Bom , falando agora do ambiente doméstico do Brasil, é natural uma perda da dinâmica do Estado , quando há mudança de Governo, ainda mais com uma mudança radical de Bolsonaro para Lula, saindo de uma proposta mais liberal para uma proposta mais intervencionista e aumento do Estado, teremos 37 Ministérios contra 22 do Governo que está acabando, a título de exemplo. As sinalizações dadas pelo Presidente eleito não ajudam o ambiente econômico e de negócios, com um aumento das despesas sem dizer como financia-las , criticas as privatizações e ameaças a mudanças nas legislações trabalhistas entre outras. As declarações e mesmo algumas indicações afetam o grau de segurança e o ambiente de negócios. O Brasil chega ao final de 2022, com um crescimento de cerca de 3% , uma dívida pública menor do que do início do governo e uma taxa de desemprego decrescente , ficando no terceiro trimestre com 8,7% , a menor taxa desde 2015 e menor do G 20 _ grupo das principais economias do Mundo. A perspectiva de crescimento para o próximo ano é de 1%, com um cenário internacional recessivo e com variáveis que colocamos acima ameaçadoras. O novo governo deverá ter habilidade e buscar convergência e sinergia com ações que foram feitas no Governo anterior e que podem gerar resultados positivos, como o marco do saneamento.

O choque de um ambiente externo negativo afetará sem sombra de dúvida nossa inflação, o que não permitirá uma redução nas taxas de juros que deverão permanecer altas em torno de 13%. Taxa de inadimplência alta e redução do crédito impõe um ano desafiador e o Governo deve fazer sua parte, não sendo um elemento de desestabilização e de falta de confiança na gestão Pública.



Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Ao clicar o «SIGN UP» button você está ciente e aceita a Terms of Use e Privacy Policy
Powered by Estatik